Pesquisar

segunda-feira, 27 de abril de 2009

COELBA, AGERBA e ANEEL

Ontem a COELBA nos deu mais uma demonstração da qualidade dos seus serviços e do seu atendimento, submetendo a cidade a mais uma longa interrupção do fornecimento de energia.

Eu não me canso de tentar entender o que ocorre com a COELBA, no tocante à sua relação com Ilhéus. Posso, porém, apontar uns fatos interessantes: com uma freqüência bastante razoável tenho visitado diferentes cidades pelo Brasil afora. Algumas metrópoles, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Salvador. Outras, cidades de porte médio para grande, como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Aracajú e, na Paraíba, João Pessoa e Campina Grande. É uma amostragem pequena, eu sei. Mas ainda assim posso apresentar um resultado de minhas observações: em nenhuma dessas cidade há tantos problemas com o abastecimento de energia elétrica quanto em Ilhéus. A única que se aproxima, mas ainda parece sofrer menos, é Itabuna.

Não consigo me lembrar da última semana que tenha decorrido sem problemas de abastecimento de energia elétrica. Os moradores de Ilhéus sabemos que as variações de tensão e os blecautes estão “Sempre ao seu lado”.

Curiosamente, observo os funcionários das empresas terceirizadas da COELBA trabalhando na manutenção e a mim eles parecem extremamente dedicados e preocupados com a boa continuidade do serviço prestado.

Creio, portanto, que o problema que aflige Ilhéus não está nos trabalhadores, e sim na gerência da própria COELBA.

Uma vez ouvi de um engenheiro algumas explicações, e considerei-as verossímeis. Afinal, é mesmo provável que os sistemas de distribuição de energia da cidade sejam velhos e ultrapassados, bem como que a proximidade com o mar dificulte a manutenção das linhas de abastecimento. Não obstante eu me pergunto o seguinte: esses problemas não poderiam já estar resolvidos? Não é possível modernizar os sistemas em Ilhéus, como fizeram em outras cidades? Porque Aracajú, Salvador e João Pessoa, que ficam à beira-mar, não sofrem tanto quanto Ilhéus?

E isso me leva a uma conclusão interessante: é uma decisão administrativa. A COELBA decidiu que não é interessante, provavelmente porque o investimento é alto e o retorno é pequeno, investir realmente em melhorias no sistema de abastecimento da cidade de Ilhéus. Assim como também não se interessam em melhorar o atendimento no 0800 071 0800 (já decorei o número) para cumprir a Lei; quem já experimentou ligar para esse número durante um blecaute sabe que se pode esperar 20 a 30 minutos até conseguir falar com um atendente que, no final, não possui nenhuma informação concreta para apresentar.

Por esse motivo eu já lancei uma campanha em meu blog: “Eu compro muitas velas por causa da COELBA”. Tem até um logotipo prá quem quiser copiar.

Pessoalmente já tenho reclamado junto à ANEEL e à AGERBA, agências reguladoras que tem o poder de cobrar e sancionar a COELBA pela sua falta de zelo.

E agora vou mais adiante; não podemos ficar de braços cruzados assistindo ao desrespeito com que esta concessionária trata a todos na cidade. Podemos fazer chegar múltiplas reclamações contra a concessionária, para evidenciar que de fato há algo muito errado no serviço prestado pela COELBA em Ilhéus. Dessa forma, proponho a todos que eventualmente leiam esse texto que façam o seguinte: redijam uma pequena nota de reclamação (abaixo eu ofereço um pequeno modelo, mas cada um pode mudá-lo como quiser) e mandem para a COELBA, com cópia para a AGERBA e a ANEEL.

Para efetuar uma reclamação na ANEEL deve-se clicar em http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=30&idPerfil=3 e preencher os dados. É necessário se cadastrar antes como cidadão. Na AGERBA o processo é semelhante, clicando-se em http://www.agerba.ba.gov.br/ e em seguida na guia “Fale Conosco”. Na COELBA pode-se acessar o formulário de reclamação clicando em http://www.coelba.com.br/global/autoatendimento_novo/fale_conosco/index.asp?c=144&tipo=site. É importante que a reclamação seja feita tanto à empresa quanto à AGERBA e à ANEEL, para que em todos os níveis de fiscalização se saiba que a insatisfação está se tornando pública.

Espero que o espírito de cidadania dos ilheenses prevaleça, e que muitas reclamações cheguem à empresa e assim ela demonstre maior respeito pelos seus usuários. Porque a melhoria dos serviços depende da pressão que se faz sobre a empresa e essa pressão será tanto mais forte quanto mais numerosas forem as reclamações.

E enquanto isso convido-os a participar da campanha “Eu compro muitas velas por causa da COELBA” em, http://alvarodegas.blogspot.com/2009/04/eu-compro-muitas-velas-por-causa-da.html.

Sugestão de nota de reclamação: “Caros senhores administradores da COELBA, Companhia Elétrica da Bahia, e caros senhores ouvidores das agências AGERBA e ANEEL. A qualidade do fornecimento de energia elétrica na cidade de Ilhéus, sul da Bahia, é absolutamente precária, não atendendo a qualquer das mínimas exigências de qualidade a que todos os usuários tem direito. A quantidade de interrupções e variações de tensão que são percebidas pelos usuários ultrapassa qualquer limite aceitável, tanto na freqüência, quanto na duração. Além disso, o atendimento telefônico prestado pela concessionária é ineficaz e beira à falta de respeito pelo cidadão, pois normalmente fica-se muitos minutos aguardando um atendente que normalmente acaba por não ter nenhuma informação útil para apresentar. Dessa forma, solicito aos fiscalizadores que cobrem, usando todas as prerrogativas legais, o devido empenho da empresa para que os serviços alcancem o nível mínimo de qualidade a que, como cidadãos, temos direito.”

4 comentários:

  1. qual a voltagem da energia elétrica em ilheus? 110 ou 220

    ResponderExcluir
  2. A AGERBA NAO REGULA O ESTADO DA BAHIA REFERENTE A ENERGIA ELETRICA DESDE 2008. ESTOU PROCURANDO DADOS CONTRA A COELBA REFERENTE A ILUMINACAO PUBLICA, E ESTOU TENDO UMA DIFICULDADE ABSURDA!!!...

    ResponderExcluir

Comente aqui