Pesquisar

terça-feira, 31 de maio de 2011

Greve das Universidades na TV

A quantidade de dinheiro é pequena. Por isso, o tempo da publicidade é curto. Mas dá uma pálida idéia de o quanto este governo é "democrático" e "aberto ao diálogo".



segunda-feira, 30 de maio de 2011

Católicas que apoiam a luta contra a Homofobia

Há algum tempo estou me convencendo de que o planeta precisa de mais idéias femininas.

O site Católicas pelo Direito de Decidir é uma organização "feminista de caráter ecumênico que busca justiça social e mudança de padrões culturais e religiosos vigentes em nossa sociedade, respeitando a diversidade como necessária à realização da liberdade e da justiça".

São católicas, defendem princípios religiosos católicos e cristãos. Todavia, o fazem sob uma ótica muito diferenciada dos grupos que militam desvairadamente contra questões naturalmente humanas como, por exemplo, o homossexualismo. Elas defendem o óbvio: que o governo, enquanto condutor das diretrizes da Educação po país, se engaje abertamente na luta contra a homofobia.


Essas mulheres católicas escreveram uma carta aberta à Presidenta Dilma, que reproduzi aqui, na qual contestam o vaticínio do governo, que declinou de uma batalha a favor dos direitos dos homossexuais por motivos injustificáveis.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Isto é Mônaco. Isto é Senna.

O ano era 1992. Ayrton Senna guiava um bom Mclarem-Honda, mas a Williams-Renault de Nigel Mansell era praticamente imbatível.

Nas ruas do Principado, porém, tudo sempre pode acontecer. E aconteceu. Mansell teve um problema com pneus e precisou de uma parada extra de boxes. Voltou com borracha novinha, guiando um carro visivelmente mais rápido, e lutando como um alucinado pela vitória.

Mas eram as ruas de Monte Carlo. E era Ayrton Senna. Curtam este momento.



Foi para a História.

domingo, 22 de maio de 2011

A versão dos Professores

O texto abaixo não é meu. Mas um dos autores, Gildásio, é meu amigo, parceiro torcedor do Vitória. Como o texto já foi amplamente divulgado, eu estou republicando aqui.

Ainda não entendo como o governo estadual conseguiu dispor contra si, de forma unânime, todos os segmentos de todas as universidades estaduais.

Ilhéus, 21/05/2011: Estudantes, Professores e Funcionários da UESC em passeata denunciando o Governo do Estado

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Homossexualismo

É ótimo ser heterossexual. Posso sair com minha mulher na hora que desejar, frequentar os locais que eu quiser, beijá-la, presenteá-la, viver com ela.

Mas, quando olho para o lado, imediatamente me ocorre: se eu tenho todas essas prerrogativas e "ninguém tem nada com isso", porque outras pessoas também não podem tê-la?


segunda-feira, 16 de maio de 2011

E-Mail enviado ao Jô

Boa noite Jô Soares (ou assessoria).

Soube que hoje voces entrevistarão o meu colega, prof. Rui Rocha. Ele falará sobre o Complexo Intermodal que está prestes a ser implantado em Ilhéus, sul da Bahia.

É nacionalmente público que o prof. Rui se opõe ao projeto, segundo ele por razões ambientais. Digo que se opõe ao projeto em si, já que várias adequações já foram prpostas e feitas, mas nada satisfaz os anseios do prof. Rui. Para ele a única saída é a não execução do projeto.

Opinião que todos devemos respeitar, mas que não está acima da polêmica ou do contraditório. Contradizem o prof. Rui um contingente de mais de 80% das pessoas de Ilhéus e região.

Inflação e inflação.

Inflação é a palavra de ordem no atual momento da economia. Quando o índice, em 12 meses, bate (supera em 0,1%) no seu limite máximo, estabelecido pela política econômica do país, todos os alarmes disparam.


Alguns desses alarmes podem ser solenemente ignorados: é apenas a euforia de parte da imprensa e da oposição que comemora estrondosamente toda e qualquer notícia desfavorável ao governo.

Mas não se pode deixar de afinar o ouvido e perceber os acordes consoantes, concretos, fundamentados. Como a análise feita por Delfim Netto (aqui), que coloca o aumento da inflação numa ótica mais realista.

domingo, 15 de maio de 2011

Tremendão Campeão


Não dá prá dizer que fiquei feliz. Mas também não é ruim ver, mais uma vez, uma equipe do interior da Bahia vencer o campeonato.

O Tremendão de Feira dominou totalmente meu querido Leão. Venceu, convenceu e é merecedor desta conquista histórica.

Parabéns ao Bahia de Feira. À querida Feira de Sanana, minha terra Natal. E à Bahia inteira, afinal.

Será que eu abro a mão inteira?


São um, dois, três, quatro anos em seqüência.


Será que hoje vem o Penta, o tão sonhado Penta?

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ilhéus perdendo tudo

Lá no Blog do Gusmão começou a aparecer o que se teme ser a ponta de um Iceberg: o cancelamento de verbas para a Ferrovias leste-Oeste. Leiam aqui.

Não há nenhuma dúvida razoável quanto a necessidade que a cidade de Ilhéus tem do complexo Intermodal. Não há grandes resistências entre as pessoas da região, que compreendem e desejam a vida do empreendimento.

Sendo um município que caminha rapidamente em direção à falência, o cancelamento desse projeto pode ser a pá de cal nesta região ex-cacaueira que experimenta a maior decadência econômica e social de todo o Brasil, já que enquanto o país melhora seus índices de emprego e renda, aqui só se vê números cada vez piores.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Engraçadíssimo (?)

Uma sátira bastante interessante sobre a prova que foi aplicada no concurso público da cidade de Ilhéus.



Eu mesmo ri bastante. Mas é necessário que também se reflita a respeito. Nem sempre se sabe a fronteira entre o trágico e o cômico.

domingo, 8 de maio de 2011

Às duas mães de minhas maiores fortunas. Serei sempre grato por serem o lugar mais especial onde ambos encontram carinho, amparo e segurança.

O vídeo abaixo é uma pequena homenagem. Um filho fala à sua mãe. Dudu e Vivi.



Obrigado Rosa. Obrigado Vânia.

sábado, 7 de maio de 2011

Alvíssaras


Os desembargadores do Tribunal de Justiça do estado, corroborando a decisão da desembargadora Ilza Maria da Anunciação, derrubaram a decisão judicial anterior, que impedia o Blog do Gusmão de postar matérias a respeito de um secretário de saúde de Ilhéus.


quinta-feira, 5 de maio de 2011

Boicote Externo ao Complexo Intermodal

Visão esquemática co porto off shore do Complexo Intermodal

Não é difícil perceber que há interesses claros em que o Complexo Interemodal não saia do papel. Também não é difícil de se ver que os interesses envolvidos vão muito além da questão ambiental. Há um boicote deliberado, e que talvez já esteja para ser desmascarado por empresários e políticos baianos.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

terça-feira, 3 de maio de 2011

A Morte e a Morte de Osama Bin Laden

Está no site "Centre for research on globalization" (Centro para Pesquisas em Globalização), cujo endereço fica disponível aqui. "Osama bin Laden’s Second Death" (A segunda morte de Bin Laden).

Para eles, Bin Laden não foi assassinado ontem, como contam as versões do governo e da mídia americana (devidamente repetidas por todo o mundo). Aquilo tudo não teria passado de uma encenação e uma montagem de fotos por computador.


O texto, de autoria do Dr. Paul Craig Roberts pode ser lido aqui. Parece com o caso relatado n'A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água, onde o maior cachaceiro da cidade morre, mas sua morte passa despercebida por todos até que, no final, ele consegue morrer de novo, desta feita de conhecimento público.