Pesquisar

domingo, 31 de julho de 2011

O Começo do Fim?

Logo que vim morar em Ilhéus, te conheci, pracinha da URBIS. Na época, confesso, não gostei nada de ti. É que teu aspecto era terrível: um matagal sem nenhum cuidado, onde as pessoas inescrupulosamente depositavam a pior parte de sua fisiologia, espalhando um odor insuportável.

Também notei que tu andavas sempre muito mal acompanhada, e próximo de ti, até usando de tua proteção, se notava criminosos de toda sorte. Você testemunhou, calada, tanta coisa: tráfico, prostituição, assaltos. Quase diariamente. Sempre impunemente.

Não era agradável tua companhia.Tampouco era a dos que sempre apareciam junto a ti.

Anos depois, já em 2009, te reencontrei pracinha. Rejuvenescida!

domingo, 24 de julho de 2011

Não Sobe

O Vitória não vai subir à série A este ano. Com sorte, permanece na série B.

É a única constatação que se pode chegar depois dos dois últimos jogos. E não é pelos placares, 1 a 4 para o Goiás e 0 a 2 para a Portuguesa em pleno Pituaçú.

É também um dado estatístico: com quase 1/3 do campeonato corrido, o Vitória não esteve nenhuma vez dentro do G4.


O rubro-negro de hoje não passa de um leão doente. Talvez em estado terminal.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Emprego no Turismo ou emprego no Porto?

Será que os empregos que o Turismo gera são tão maravilhosos assim? Será que os empregos que o Porto gera são tão miseráveis assim?

Porto de Suape, em Pernambuco

Pessoalmente eu duvido. E no blog de Paulo Henrique Amorim encontrei um indício a mais de o que é mais nocivo e o que é mais vantajoso para as pessoas. Leia aqui.

De Pernambuco vem a história de uma camareira que pretende trabalhar como soldadora no Porto. Deixar um emprego na área de Turismo, por outro em Suape.

Assim ela vai "poder dar uma vida melhor para a família", ganhando quatro vezes mais.

Fico me perguntando: que tipo de emprego pretendem para as pessoas em Ilhéus, os que preferem insistir no Turismo e condenar o Porto?

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Escolhas

Que escolhas levou a Seleção Brasileira a um dos maiores fiascos de sua história?

Quando se trilha um longo caminho, tomando-se decisões ao longo da caminhada, inúmeros trajetos alternativos são deixados para trás. Um em cada encruzilhada.

Quando a caminhada leva ao sucesso, tudo são Louros. Todavia, quando se fracassa, a cobrança por decisões passadas é inevitável. Todos apontam caminhos que não foram trilhados e garantem que ali estava o atalho pelo qual se encontraria o êxito perdido.

Infelizmente, do ponto de vista meramente racional, é impossível saber.

A seleção brasileira fracassou. Estrondosamente. Foi o maior fiasco numa Copa América em décadas. A pior apresentação numa decisão por pênaltis de todos os tempos.

domingo, 17 de julho de 2011

Poluição sonora

Esta eu li no Blog Sarrafo (aqui) e, sem pensar uma vez sequer, já reproduzi neste blog: apoiamos toda e qualquer campanha contra a poluição sonora.



quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Parcelamento das Férias

Em nota, o Sindicato dos professores do Estado de São Paulo (APEOESP) repudia a Resolução SE nº 44/2011 da Secretaria Estadual de Educação, que dispõe sobre a elaboração do calendário escolar na rede estadual de ensino.

Os professores do estado mais rico da Federação mostram-se profundamente preocupados com a iminência de um duro golpe contra seus direitos.

Ocorre que, em seu artigo 5º, a citada resolução determina candidamente que "as férias dos professores estaduais devem ser gozadas em dois períodos de 15 dias, de 1º a 15 de janeiro e de 1º a 15 de Julho".

Uma clara afronta aos direitos básicos do trabalhador, já que é ele, e somente ele, quem pode decidir se deseja ou não gozar os 30 dias a que tem direito, e como.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Mais sobre Poluição Sonora

"Rebat Bom Dia
Ao ler essas manifestações, aproveito para esclarecer aos seus leitores que o problema constante de veiculos utilizando som alto não cabe apenas a fiscalização ambiental. É Contravenção Penal prevista no art 42, “perturbação do sossego ou trabalho alheio” portanto deve ser reprimido por qualquer Autoridade ou Agente Policial. O nosso 5º Pelotão da CIPPA – Companhia Independente de Policia Ambiental/ Ilhéus, faz Operações Especificas, denomionada “Patrulha do Silêncio” que é somente para coibir essas ações delituosas, mas em dias, horários e previamente planejados.
Atenciosamente,
Eliezer Santos Ribeiro – 1º Ten PM
Cmt do 5º Pel/CIPPA/PS"

Este comentário acima eu colhi no Site do Rabat (aqui). Está em mais uma postagem a respeito do maior Câncer que atinge a cidade: poluição sonora.

Eu tenho mantido uma campanha a esse respeito aqui neste Blog (clique), com o logotipo abaixo. Som alto, empurrado aos ouvidos de toda uma vizinhança sem a menor consideração pelo próximo, é seguramente uma das coisas mais irritantes que existem. É um flagrante de individualidade, egoísmo e falta de respeito.



quarta-feira, 6 de julho de 2011

Dá orgulho de ser Nordestino

"A minha luta é muito diferente dessas instituições, empresas e personalidades. Minha luta é igual a de milhares de professores da rede pública".
Amanda Gurgel

Ser nordestino é ser conterrâneo de gente como a professora Amanda Gurgel. Ela ficou famosa com um vídeo no Youtube (está aí embaixo), onde envergonhou todo o parlamento de seu estado, e boa parte do executivo também, ao expor de forma sincera e educada a situação cada vez mais precária da educação pública no Rio Grande do Norte.

Doença que, naturalmente, contamina o Brasil todo.

Ora. Desde então a professora ficou muito badalada, e já apareceu até no "Programa do Faustão" da Rede Globo (uma das mais lamentáveis opções de programação televisiva do Brasil).

E por isso caiu em minha desconfiança. Por princípio, desconfio de todo mundo que topa compor programas como o do Faustão, embora felizmente nem todas as minhas desconfianças tenham se comprovado justificadas.

Contudo, a professora Amanda, depois da postagem mais recente em seu Blog (aqui) agora me dá é muito gosto. Potiguar da Peste! Se ser nordestino é ser conterrâneo de pessoas como ela, então tenho mais orgulho ainda de sê-lo.

Na postagem, a professora explica porque simplesmente recusou o prêmio Pensamento Nacional de Bases Empresariais (PNBE).

terça-feira, 5 de julho de 2011

Propaganda Inteligente

Já são muitas as peças de publicidade que existem aqui neste Blog. Talvez eu devesse ter criado uma lista de postagens em série a respeito.

Esta aqui eu peguei no Pimenta (leia aqui).

Publicidade da Coca-Cola, que faz referência à Copa América da Argentina em 2011.

Bom humor e criatividade, explorando a maior rivalidade do Futebol Mundial. Remete-me a uma peça do Guaraná Antárctica que fazia, com Maradona no papel principal, uma brincadeira parecida.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Novamente contra Gusmão

Está lá a nota no Blog do Gusmão (leia aqui).

Mais uma vez um político insatisfeito busca, na justiça, amordaçar um blog. Mais uma vez foi o Blog de Gusmão.

Da primeira vez foi um secretário municipal que não gostou de algumas postagens a seu respeito. Desta vez foi uma deputada que, desagradada com outros textos, recorreu à Justiça. Ambos obtiveram vitórias parciais.

O Poder Judiciário, guardião dos direitos democráticos, insurge-se às vezes contra a própria Democracia. Premia a Intolerância e pune a Liberdade.

Para tristeza de Têmis, a bela Deusa da Justiça.


sábado, 2 de julho de 2011

Série Tabuleiro da Bahia: O 2 de Julho

"A comemoração do dia 2 de Julho é uma celebração às tropas do Exército e da Marinha Brasileira que, através de muitas lutas, conseguiram a separação definitiva do Brasil do domínio de Portugal, em 1823. Neste dia as tropas brasileiras entraram na cidade de Salvador, que era ocupada pelo exército português, tomando a cidade de volta e consolidando a vitória".

Leia mais a respeito clicando aqui.

É interessante a discussão a respeito de quando foi a independência do Brasil.