Pesquisar

sexta-feira, 30 de março de 2012

Sobre Ilhéus e suas novelas

Por Mirinho (copiado de O Sarrafo. O original pode ser lido aqui.)


Mirinho é o coordenador do COESO
ILHÉUS NÃO É CENÁRIO DE NOVELA.

"Não surpreendem as críticas do Sr. Fábio Feldman ao projeto Porto Sul (nota de Degas: pode ser lido aqui), mas chama atenção a insistência em argumentos tolos na defesa de uma visão estreita.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Felipe Fora

Não resta mais dúvidas, ou argumentos, ou alternativas. Felipe Massa está definitivamente fora da Ferrari.

Felipe Massa vive seu ocaso na Ferrari
Sua saída pode se dar apenas ao final da temporada, e do contrato em vigência. Mas não é de se surpreender se a casa de Maranello resolver se despedir do brasileiro já, talvez antes mesmo da próxima corrida.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Morre o Mestre

Hoje o Céu ficou mais alegre, e as estrelas, ainda nesta noite, chorarão de tanto rir.

Morreu Francisco Anysio de Paula. Chico Anysio. Sobre quem as palavras são inúteis, pois não conseguem expressar o tamanho do Gênio, que escrevia, que atuava, que contava. O homem das crônicas, dos personagens, das histórias.

Chico Anysio eu pude ver, já em idade avançada, mas ainda sublime no palco. Duas vezes: uma em João Pessoa, outra em Ilhéus.

Ímpar. Imortal.

Chico dizia tanto,  numa letra só.



Chico Anysio de centenas de personagens, mil caras, milhões gargalhadas, infinitas sátiras.



 Chico das parcerias maravilhosas.

quarta-feira, 21 de março de 2012

(outra) Promessa vazia para Ilhéus

Parece que o governo estadual assumiu publicamente o que já se sabia, e já era alardeado por inúmeras pessoas. Não cumprirá (mais uma) promessa, e Ilhéus não receberá seu aeroporto internacional, tantas vezes prometido pelo governador Wagner. Vai ter que se contentar com o velho e sofrido Jorge Amado mesmo. Outra decepção com o governo estadual.

Governo que, aliás, absolutamente não tem o que mostrar, de relevante, feito nesta pobre, e cada vez mais pobre, região ex-cacaueira.
Ilhéus ficará mesmo com o velho, congestionado e ultrapassado aeroporto

domingo, 18 de março de 2012

Melbourne: o início

Foi interessante a corrida de Melbourne. Um pouco modorrenta e previsível, ato típico de pilotos como Jenson Button que, cuidadosos, frios e perfeitos, guiam com naturalidade e impedem que lhe ameacem a liderança quando estão com um bom carro. Quem viu e lembra de Alain Prost sabe como esse estilo de piloto rápido sem erros é tão monótono quanto eficaz.

Houve disputas interessantes por posições intermediárias, com méritos para os tiradores de leite de pedra Pastor Maldonado e Fernando Alonso, que brigaram contra feras teimosas e desobedientes, os carros da Ferrari e da Williams, respectivamente.

Senna X Massa: desempenho pífio termina de forma bizarra

terça-feira, 13 de março de 2012

Paciente não é Cliente

Certa vez uma pessoinha muito, muito cara para mim esteve internada. Uma infecção hospitalar a pôs por três semanas num quarto de uma clínica, parte desse tempo entre a vida e a morte. Felizmente, e graças à Ciência, ela acabou sendo salva por antibióticos avançados, bem como pela competência de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas.

A despesa foi bastante alta, o que é irrelevante, posto que não há preço possível para se medir o quanto valeu vê-la recuperada. Não é mensurável em nenhuma moeda, vale mais que qualquer patrimônio.

Desde há muito se observa que os governos são exortados a conter gastos, e aplicar recursos apenas no que é estratégico. Isto conduz a uma conclusão óbvia: precisamos aumentar os gastos com a saúde no Brasil. Se for necessário, que se aumentem os impostos, mas precisamos investir mais.

Muito mais.

Precisamos gastar muito mais dinheiro em equipamentos, medicamentos, instalações e, muito particularmente, com as pessoas: Enfermeiros, Fisioterapeutas, Médicos, Nutricionistas, Odontólogos, Psicólogos. Todos estes profissionais precisam ser muito bem remunerados.

Não há nada mais estratégico do que a saúde e o bem estar das pessoas.

Estas pessoas que trabalham na Saúde merecem uma remuneração à altura da importância e da responsabilidade de suas atribuições, e é justo que busquem isso. O problema é que tipicamente esses profissionais só conseguem alguma remuneração razoável quando se associam a planos de saúde ou conseguem se estabelecer fazendo atendimentos particulares.

Inegavelmente merecida, a remuneração jamais deveria vir do paciente
E é aí que está um grande e perigosíssimo equívoco.

sábado, 10 de março de 2012

Exemplo para os mais velhos

É interessante saber que, apesar de ser no sub-15, o Vitória tem títulos nacionais e mundiais.

Porque este espírito não existe na equipe profissional?

sexta-feira, 9 de março de 2012

Contundente

Este texto eu trouxe do blog Photossíntese (leia o original aqui).

Quanto mais tempo se passa mais se revela verdadeira a oposição desvairada a qualquer iniciativa de infra-estrutura que se propõe no Brasil por parte de alguns setores. Não fica muito claro quem municia esta oposição feroz ao desenvolvimento do Brasil, dotando-os de espaço na mídia, financiamento de viagens e acomodação, marketing, etc.. É uma oposição sem rosto, que aparece travestida ou apoiada por movimentos tipicamente ambientalistas, ingênuos ou não.

Aqui mesmo neste blog há algumas pequenas contribuições, questionando a validade do modelo econômico binário (turismo/cacau) que o Sul da Bahia experimenta há décadas, e que é proposto por alguns grupos como modelo de desenvolvimento para os anos vindouros. O leitor pode consultar alguns destes textos aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

Se é difícil saber quem são os municiadores destes grupos, é relativamente fácil imaginar a quem servem e que caminho propõem.


quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulheres

Uma singela homenagem às guerreiras carinhosas, suaves e fortes, criaturas maravilhosas e incompreensíveis que existem em todas as mulheres.


"As mulheres (...) preparam, literalmente, gente dentro de si. Será que Deus confiaria tamanha  responsabilidade a um reles mortal? "

Mulheres, por Luís Vernando Veríssimo.


Certo dia, parei para observar as mulheres e só pude concluir uma coisa: elas não são humanas. São espiãs. Espiãs de Deus, disfarçadas entre nós.

terça-feira, 6 de março de 2012

Vai Começar!

Enquanto as principais categorias do automobilismo internacional finalizam os preparativos para a temporada 2012, muitas pessoas insistentemente me perguntam, como fazem todos os anos, porque, entre tantos esportes, o Automobilismo é o meu preferido.

É difícil responder em palavras. Muita gente odeia as corridas de carro porque elas são injustas e perigosas. Porque os pilotos dependem de muitos fatores externos aos seus esforços para alcança a Vitória. Porque a máquina faz a diferença. Porque há muito jogo nos bastidores, e nem sempre a ética é observada.

Deve ser exatamente por esses motivos que o Automobilismo me fascina.



Injusto? Perigoso? Frustrante? Com certeza.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Ilhéus não tem

Cansado de vê-la parecendo uma pessoa depressiva e suicida, eu desisti de postar sobre Ilhéus desde o dia 10/11/2011 (leia aqui).

Mas eu não resisto ao humor, à sátira inteligente. O vídeo abaixo está circulando na Internet.

Pena que a mensagem ficou curta, já que é tanta coisa que Ilhéus não tem.


Comercial Ilhéus não tem from André Loretz on Vimeo.


Parece que Ilhéus sempre escolhe não ter.