Pesquisar

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Qual é a do PSDB?


Texto lúcido em que se explicita a difícil situação do PSDB. Ideologicamente ele não tenderia a se distanciar do PT e da presidenta Dilma. Mas para disputar as eleições isto é necessário. Só que quanto mais longe se posiciona, menos votos colhe.

Uma verdadeira sinuca de bico.

ABRAÇO DE AFOGADOS

Diogo Costa

Original aqui.

O mundo presencia em tempo real ao desdobramento da maior crise econômico-financeira desde o Crash de 1929. As receitas, com variações e graduações mais ou menos acentuadas, caminham em direções opostas, por exemplo, n'alguns países da América do Sul e na Europa. A receita ordotoxa pró-cíclica ministra os remédios do corte de investimentos estatais, do arrocho salarial e da demissão em massa de funcionários públicos. O outro modelo propugna por mais intervenção do estado, diretamente ou como indutor e regulador da atividade econômica.

Quais são as receitas do PSDB para o Brasil atual? O governo Dilma Rousseff vem pesando a mão (para os padrões brasileiros dos últimos 20 anos) na intervenção econômica. Interveio nas concessões de geradoras de energia elétrica, nos juros da taxa SELIC e não abre mão do reforço ao PAC. Qual é a política do PSDB para o salário mínimo, para as relações internacionais do país, para as comunicações, para o pré-sal, etc? Ao que parece Aécio Neves resolveu ressucitar Fernando Henrique Cardoso (e toda a sua antiga equipe econômica), renegado duas vezes por José Serra (2002 e 2010) e renegado por Alckmin em 2006.

Aécio Neves, FHC e o dilema do PSDB: como defender o indefensável?

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Quem financia Yoani?

É assustador como, em pleno século 21, ainda possa haver quem sustente que não se dê espaço ao contraditório, ao debate. Isto põe sob suspeita qualquer governo que proceda assim, por motivos óbvios e justos.

Yoani Sanchez e a intolerância com o contraditório

Não são os EUA que financiam Yoani; é a esquerda arcaica


Cynara Menezas, de Carta Capital

Original aqui.

Tão risível quanto achar que aqueles meninos militantes de movimento estudantil que fizeram os protestos são “orquestrados por Cuba”, como perpetraram alguns jornalistas brasileiros, é achar que é culpa dos Estados Unidos que Yoani Sánchez, uma mera blogueira, tenha se tornado a principal voz da oposição ao regime dos Castro. Sorry, mas a história não é bem essa.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

TI e Bombons: porque pagar mais.


Há alguns anos se ouve reclamações dos profissionais da área de TI, a respeito das remunerações que lhes são oferecidas. Esta reclamação pode facilmente ser constatada nos anúncios de oferta de emprego e nas realidades salariais relatadas pelos profissionais do setor.
Profissional de TI: muito trabalho, muitas responsabilidades e remuneração baixa
Este sofrimento não discrimina ninguém: desenvolvedores, analistas de sistemas, analistas de suporte, administradores de redes e de bancos de dados. Todos padecem do mesmo problema: paga-se pouco e exige-se muito.

A pergunta que se posa é: porque está assim?

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Adoniran e os Demônios

Adoniran Barbosa foi um dos gênios da música brasileira. E Demônios da Garoa, talvez, seus melhores intérpretes. Neste fim de semana de pós-carnaval, um pouco dos Demônios. Um pouco do Gênio

Saudosa Maloca

 

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Internação Compulsória


Eu também já fui chamado de reacionário porque acho que é melhor um dependente sendo atendido, ainda que à força, que abandonado nas ruas. Desde que, obviamente, ele seja atendido. Não há cabimento criar depósitos de viciados.

A Vida em Primeiro Lugar


Drauzio Varella


Original aqui.


Sou a favor da internação compulsória dos usuários de crack que perambulam pelas ruas feito zumbis. Por defender a adoção dessa medida extrema para casos graves já fui chamado de autoritário e fascista, mas não me importo.

A você que considera essa solução higienista e antidemocrática, comparável àquela dos manicômios medievais, pergunto: se sua filha estivesse maltrapilha e sem banho numa sarjeta da Cracolândia, você a deixaria lá em nome do respeito à cidadania, até que ela decidisse pedir ajuda?

De minha parte, posso adiantar que fosse minha a filha, eu a retiraria dali nem que atada a uma camisa de força.

Para lidar com dependentes de crack, é preciso conhecer a natureza da enfermidade que os aflige. Crack é droga de uso compulsivo causadora de uma doença crônica caracterizada pelo risco de recaídas.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Chegando a Hora!

A volta de uma velha amiga, de mais de 30 anos. Sempre saudoso ao final de cada ano, sempre feliz ao revê-la.

Aproxima-se a data do feliz reencontro. Um arrepio e um sorriso sempre me escapam.

Equipes e pilotos já estão se preparando para iniciar o espetáculo. Em breve vai começar tudo de novo, como sempre.





O Circo.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Ford, Piquet e Mansell, Final

Finalmente a corrida. Mansell pareceu mais em forma que Piquet, mas cometeu um pequeno engano: deu um toque na traseira. Parece ter se esquecido de velhas lições... no final Piquet deu o troco, mas o toque foi mais certeiro. E decisivo.

Delícia de se ver.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

10 anos em Balanço


Claro que a gestão do PT à frente da presidência da república tem seus problemas. Todavia, uma rápida visita à história recente do Brasil mostra o que mudou, e quem se incomoda com isso.

Original aqui.

Dez anos depois...

João Sicsu

Ninguém pode negar: o Brasil mudou para melhor. Dez anos de governos do PT proporcionaram profundas mudanças econômicas e sociais. A sociedade mudou. A desesperança dos anos 1990 foi transformada em otimismo e em uma nova pauta de desejos e exigências. Os governos do PT geraram também uma aglutinação oposicionista composta de forças liberais, de seitas conservadoras, de grupos rentistas, de famílias que controlam grandes meios de comunicação, de altos funcionários de carreiras de Estado e, por último e com menos importância, três ou quatro partidos políticos.

Em 1998, as classes de renda A, B e C somavam 53% da população brasileira. Hoje, somam 84%. 
O número de brasileiros nas classes A, B e C saltou de 53% para 84%
As estatísticas econômicas e sociais são avassaladoras quando são comparados os governos do PSDB (1995-2002) com os governos de Lula-Dilma (2003-2012). Alguns poucos exemplos são suficientes para comprovar as diferenças.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Odoyá

Do pau Oco


Há uns pequenos equívocos neste texto, principalmente quando fala das disputas da Microsoft no Mercado e na Justiça. Mas nada que comprometa sua essência.

Bill Gates, o bonzinho


Paulo Moreira Leite

Original aqui.

A entrevista de Bill Gates a Raul Juste Lores, na Folha de S.Paulo, deverá inspirar um imenso cortejo de bajuladores brasileiros, que logo irão apontar o primeiro bilionário da internet como exemplo a ser seguido.


Não faltam pessoas prontas para elogiar os muito ricos e bem sucedidos por qualquer coisa – de preferência estrangeiros, que alimentam o conhecido complexo de vira-latas dos críticos de nossa  vidinha social.

Gates: "bondade" discutível
Bill Gates conta na entrevista que já doou grande parte de sua fortuna pessoal a entidades filantrópicas e agora pretende convencer seus pares do mundo inteiro a fazer a mesma coisa.

Sua ideia é que o pessoal que representa 1% (ou menos) da população mundial, mas controla 99% (ou mais) da riqueza, tenha bom coração e entregue 95% para a caridade.

Não custa reconhecer que, em matéria de utopias,  já tivemos ideias mais ousadas.