Pesquisar

sexta-feira, 31 de maio de 2013

O tempo das revoluções simultâneas

Wanderley Guilherme dos Santos

Original aqui.

A Lei de Responsabilidade Fiscal de Fernando Henrique Cardoso foi um dos últimos atos da república oligárquica brasileira, atenta à estabilidade da moeda e fiadora de contratos. Necessária, sem dúvida, mas Campos Sales, se vivo, aplaudiria de pé em nome dos oligarcas. Mas já não ficaria tão satisfeito com que o veio a seguir. Depois de promover drástica rearrumação nas prioridades de governo, o presidente Lula instaurou no país uma trajetória de crescimento via promoção social deixando para trás, definitivamente, a memória de Campos Sales e de seus rebentos tardios. Milhões de famílias secularmente atreladas às sobras do universo econômico foram a ele integradas como ativos atores e consumidores. Desde agora, para desgosto de alguns e expectativa de todos os demais, a história do Brasil não se fará sem o concurso participante do trabalho e das preferências desse novo agregado a que chamamos de povo.

Usinas, Petróleo, Aeroportos: 14 das 50 maiores obras do mundo estão no Brasil
Com Dilma Rousseff instalou-se a desordem criadora, aquela que não deixa sossegada nenhuma rotina nem contradição escondida. Não há talvez sequer um segmento da economia, dos desvãos sociais e das filigranas institucionais que não esteja sendo desafiado e submetido a transformação. Da assistência universal à população, reiterando e expandindo a trilha inaugurada por Lula, à reformulação dos marcos legais do crescimento econômico, à organização da concorrência, à multiplicação dos canais de troca com o exterior, ao financiamento maiúsculo da produção, aos inéditos programas de investimento submetidos à iniciativa privada, a sacudidela na identidade nacional alcança de norte a sul. A cada mês de governo parece que sucessivas bandeiras da oposição tradicional tornam-se obsoletas. Já eram.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Leite com Dendê

Finalmente aconteceu!

Chegada da Indy 500: finalmente o rosto feio no troféu

Depois de doze tentativas, em que de tudo acontecia, desde erros seus ou da equipe até problemas mecânicos e bandeiras amarelas em horas improváveis e desastrosas.

Parece que os orixás não queriam. E ontem, finalmente, quiseram.

O melhor piloto baiano de todos os tempos alcançou uma das glórias máximas do automobilismo mundial: Tony Kanaan é o vencedor das 500 Milhas de Indianápolis.

Uma corrida em que ele esteve sempre entre os primeiros, mas pacientemente aguardando a oportunidade certa, já que seu equipamento ligeiramente inferior ao dos pilotos da Andretti não lhe daria mais do que uma chance.

E Tony a agarrou. Uma relargada a 5 voltas do fim, e o baiano toma a ponta. Era só segurar o ímpeto e a força dos adversários, que estavam melhor equipados. Mas não foi necessário: desta vez o olhar dos Orixás haviam recaído sobre ele.

Um acidente com Dario Franchitti, e a prova é encerrada com bandeira amarela, vendo um Tony chorando e vencendo. Uma das cenas mais emocionantes que não vimos por conta da falta de sensibilidade da TV Bandeirantes.

Mas isto importa pouco.

Tony vai finalmente colocar seu "rosto feio" no troféu.

Uma vitória linda, de um esportista que é brilhante, que tem uma carreira brilhante, e que é um grande vencedor. Mas que ainda não tinha esta conquista.

Agora sua História tem a cereja que faltava no bolo. Tony Kanaan está inscrito entre os maiores de todos os tempos.

A vitória nas 500 Milhas dá ao vencedor o direito de tomar leite, ao invés de champanhe.

Não sei se dendê com leite funciona bem na culinária.

Mas, nas pistas, é a mistura mais perfeita.

domingo, 26 de maio de 2013

Exército Fantasma

Uma das histórias mais impressionantes da segunda guerra mundial dá conta de americanos que, sem recursos, sem armamentos e sem soldados, usaram e abusaram de arte.

Em meados de 1944, já próximo do fim da guerra, dois franceses relataram que, desavisados, entraram no perímetro de segurança da Vigésima Terceira Tropa de Forças Especiais dos EUA.

O que seria apenas um incidente entre aliados, ganha contornos dramáticos quando os franceses vêem, sem acreditar, um tanque de guerra sendo carregado por quatro norte-americanos.

"Os americanos são muito fortes", responde um dos soldados.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Que interesses servem os BRICS?

Na atual situação em que existem cerca de 8-10-12 protagonistas de poder geopolítico significativo, os BRICS são definitivamente parte da nova estrutura geopolítica multipolar.


Immanuel Wallerstein

Original aqui.

Em 2001, Jim O'Neill, então presidente de Gestão de Ativos do Goldman Sachs, escreveu um artigo aos seus assinantes intitulado “O Mundo precisa de melhores BRICs económicos”. O'Neill inventou o acrónimo para descrever as chamadas economias emergentes do Brasil, Rússia, Índia e China, e para recomendá-las aos investidores como o “futuro” económico da economia-mundo.

BRICS - Brasil, Russia, India, China e África do Sul


O termo pegou, e os BRICs tornaram-se na verdade um grupo que se reúne regularmente e mais tarde incluiu a África do Sul, mudando o “s” minúsculo para maiúsculo. Desde 2001, os BRICS floresceram economicamente, pelo menos em relação a outros estados no sistema-mundo. Tornaram-se também um assunto muito controverso. Há os que veem os BRICS como a vanguarda da luta anti-imperialista. Há os que, muito pelo contrário, consideram os BRICS agentes subimperialistas do verdadeiro Norte (América do Norte, Europa ocidental, e Japão). E há os que acham que são ambas as coisas.

domingo, 19 de maio de 2013

O Campeão Voltou!

A Taça voltou para sua casa!

Vitória, Campeão Baiano 2013.


Será que volta para casa?

Hoje é dia de final do campeonato baiano.

Mais um BA-VI. 

Desta vez o Vitória entra com uma vantagem muito grande, que a goleada histórica por 7 a 3 no clássico passado permite que até mesmo um  pequeno acidente ocorra e ainda assim o título não seja perdido.

Passamos dois longos anos sem comemorar um campeonato. Nós rubro-negros que nos acostumamos a tantas e tantas conquistas recentes neste século.

Tomara que hoje seja mais um dia de festa. Com todo o respeito aos adversários, e aos problemas administrativos e técnicos que enfrentam.

É que o troféu precisa voltar para sua casa. A Taça, que neste século escolheu viver na Toca do Leão, está ausente por tempo demais.

A saudade é mútua.

"Bora" Vitória!


Longe das origens, refém do Parlamento


Os governos do PT, sucessivamente nas versões Lula 1, Lula 2 e Dilma, optam se afastar dos movimentos e das forças populares que ainda lhes garantem sustentação. Isto torna a governabilidade alcançável apenas através do Congresso Nacional. O governo, que deveria ser popular, torna-se cada vez mais refém de uma elite política, cuja conduta política não é exatamente exemplar.

Pacto social e governabilidade conservadora


Original aqui.

Ao atuar em favor da desmobilização das forças sociais, o lulismo descartou a possibilidade de transformações feitas com base na pressão da sociedade e aceitou a lógica de governar sem a participação direta desses atores. Com isso, a conquista de maioria parlamentar tornou-se um objetivo a ser alcançado a todo custo

Ao se afastar dos movimentos, governo do PT fica refém do Parlamento
Não é necessário grande esforço para notar o avanço das ideias conservadoras nas últimas décadas em todo o mundo. As grandes propostas da modernidade – a igualdade entre os indivíduos, a liberdade e a justiça para todos – e as transformações movidas pelas grandes utopias têm sido questionadas pela descrença generalizada, pela exacerbação do individualismo e por uma nova versão do “fim da história”. Mesmo que os ideólogos do liberalismo tenham sido forçados a admitir, após o estouro da bolha imobiliária de 2008, que algo estava errado no “fantástico mundo do livre mercado”, é inegável que vivemos sob a hegemonia do pensamento liberal.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Salve Mestre!



A câmara de vereadores de Ilhéus decide criar o dia do Blogueiro.

E uma justa homenagem.

Quando eu criei este espaço, foi nele que encontrei inspiração e muitas lições.

Sim, velho Rabat. Lições. Mesmo sem falar, você e seu site dão muitas aulas sobre comunicação na Internet.

Aqui vai um sincero e comovido muito obrigado, e receba as homenagens deste modesto blogueiro e de toda a blogosfera que seu trabalho inspirou.

Que Deus te abencôe, Papai Rabat.

Salaam Aleikum.


terça-feira, 14 de maio de 2013

Médicos Cubanos no Brasil


Carta do médico Pedro Saraiva, enviada para o jornalista Luis Nassif.

Original aqui.

Por Pedro Saraiva

Olá Nassif, sou médico e gostaria de opinar sobre a gritaria em relação à vinda dos médicos cubanos ao Brasil.

Bom, como opinião inteligente se constrói com o contraditório, vou tentar levantar aqui algumas informações sobre a vinda de médicos cubanos para regiões pobres do Brasil que ainda não vi serem abordadas.

O principal motivo de reclamação dos médicos, da imprensa e do CFM seria uma suposta validação automática dos diplomas destes médicos cubanos, coisa que em momento algum foi afirmado por qualquer membro do governo. Pelo contrário, o próprio ministro da saúde, Alexandre Padilha, já disse que concorda que a contratação de médicos estrangeiros deve seguir critérios de qualidade e responsabilidade profissional. Portanto, o governo não anunciou que trará médicos cubanos indiscriminadamente para o país. Isto é uma interpretação desonesta.

Médicos cubanos atendem 15 milhões de pessoas no Haiti
Acho estranho o governo ter falado em atrair médicos cubanos, portugueses e espanhóis, e a gritaria ser somente em relação aos médicos cubanos. Será que somente os médicos cubanos precisam revalidar diploma? Sou médico e vivo em Portugal, posso garantir que nos últimos anos conheci médicos portugueses e espanhóis que tinham nível técnico de sofrível para terrível. E olha que segundo a OMS, Espanha e Portugal têm, respectivamente, o 6º e o 11º melhores sistemas de saúde do mundo (não tarda a Troika dar um jeito nesse excesso de qualidade). Profissional ruim há em todos os lugares e profissões. Do jeito que o discurso está focado nos médicos de Cuba, parece que o problema real não é bem a revalidação do diploma, mas sim puro preconceito.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Devolvam "meu" Bahia


Pode parecer estranho ouvir isso aqui, de um torcedor do Vitória. 

Pode parecer gozação também. Mas não é.

De fato, fico sempre feliz com as derrotas do Bahia. Particularmente quando esta derrota é para o Leão. Melhor ainda se forem acachapantes 5 a 1 na inauguração da Fonte Nova, ou 7 a 3 na final do campeonato. Obviamente que eu e toda a torcida do Vitória estamos felizes. Futebol é uma boa diversão, e a brincadeira quando vencemos ou perdemos faz parte de tudo isso. A alegria do vencedor está no DNA do Esporte, e futebol não é diferente. A brincadeira, e o espírito esportivo devem fazer parte do espetáculo.

Torcedor do Bahia: cabeça quente é má conselheira
Mas quando se olha criticamente, apesar de todos gostarmos de vencer nossos adversários, a verdade é que um Bahia Fraco não é bom. Para o Bahia, é claro. Mas para o futebol deste estado, e do Nordeste. E, também, não é bom para o Vitória.

sábado, 11 de maio de 2013

O Mundo Assombrado pelos Demônios

Nesta entrevista, o físico Carl Sagan fala, entre outras coisas, de seu livro: "O mundo assombrado pelos demônios". Que, por acaso, tenho comigo um exemplar, emprestado por meu bom amigo Dínis.

Não sei se devolverei um dia.

O livro coloca o método científico em perspectiva, e discute a relação do pensamento cético e racional com as culturas e os costumes, tanto sob uma perspectiva histórica quanto sob uma perspectiva política.

Leitura fortemente recomendada a todos os cientistas, bem como aos que um dia planejam sê-lo.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Projeto (?) brasileiro de desenvolvimento


Mudar de rumo e de ideia


Mangabeira Unger

Original aqui.

Um Brasil parado? O país cresce hoje menos do que todos os outros grandes países em desenvolvimento e menos até do que os Estados Unidos. Ao marasmo quantitativo se junta o retrocesso qualitativo: subiu a parte da produção e da exportação representada por produtos pouco tocados pelo engenho humano.

Pior do que a estagnação econômica é a situação do ensino. O Brasil ampliou o acesso à educação. Não conseguiu, porém, qualificar o ensino para capacitar os brasileiros. Prevalece enciclopedismo raso, mimético e estéril. A maior parte dos alunos que terminam a escola média mal consegue analisar textos ou manejar abstrações de qualquer espécie.

Estudantes brasileiros: deficiências em análise e abstração


sexta-feira, 3 de maio de 2013

A direita Latino-americana

Emir Sader

Original aqui.

A direita latino-americana atual é o agregado de vários segmentos. Um primeiro, é a direita tradicional, que contém os jornais e revistas ligados à oligarquia, que estiveram ligados ao velho modelo primário exportador, apoiaram as ditaduras militares.

Se valeram da reinterpretação do liberalismo por aqui, favoráveis ao livre comércio e contra qualquer protecionismo. São saudosistas, escrevem editorias rançosos, expressam ódio de classe aberto aos sindicatos, aos partidos de esquerda, a Cuba, Venezuela, Bolívia.

Exaltam a mídia conservadora como bastiões da liberdade, ameaçados pelos “populismos” reinantes. Hoje manifestam melancolia e pessimismo sobre o estado atual do mundo e, em particular, da América Latina e de seus países em particular. Adoram os EUA de quem exigem sempre a dureza da época da “guerra fria”. Sua cantilena preferida é a do risco que a liberdade e a democracia correm.

O bloco neoliberal nos vários países no continente foi conduzido por outras forças, que incorporaram esse ramos oligárquico da direita. Foram forças originárias da social democracia e do nacionalismo – Ação Democrática na Venezuela, PRI no México, o peronismo dos anos 1990 na Argentina, o PSDB no Brasil, entre outros – os agentes do modelo neoliberal no continente.