Pesquisar

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Brasil é pioneiro na luta contra monopólio dos EUA na web, diz Le Monde

Jornal GGN

Original aqui.

O Senado aprovou ontem o Marco Civil da Internet e o fato não só foi comemorado por alguns setores aqui no Brasil, como foi aclamado em países como a França. Um dos principais jornais da Europa, o francês Le Monde destacou a seguinte manchete: “O Brasil lidera a batalha contra a hegemonia norte-americana na Web”.




Para o Le Monde, o Marco Civil da Internet garante a liberdade de expressão, a proteção da vida privada e a igualdade de tratamento de qualquer tipo de conteúdo. Além disso, para eles o Brasil, diferente da França, enfrentou os Estados Unidos após o escândalo sobre as escutas feitas pela agência americana NSA, denunciadas por Edward Snowden.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

BRICS devem criar seu próprio FMI

Do vz.ru

Original aqui.

Muito em breve, o FMI vai deixar de ser única organização do mundo capaz de prestar assistência financeira internacional. Os países do BRICS estão criando instituições alternativas, incluindo uma moeda de reserva e um banco de desenvolvimento.

Os países do BRICS - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - fizeram progressos significativos na criação de estruturas que serviriam como uma alternativa para o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, que são dominados pelos EUA e a UE.

domingo, 13 de abril de 2014

Reforma do FMI: Brasil proporá 'alternativa' à entrave nos EUA

Da BBC
Original aqui.

O Brasil oferecerá ao Fundo Monetário Internacional (FMI) uma alternativa para aprovar a reforma na estrutura de cotas da instituição que aumentaria o peso do voto de países emergentes sem que isso dependa do trâmite da questão no Congresso americano.

Em discurso neste sábado para o Comitê Monetário e Financeiro Internacional, o órgão político do FMI, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, proporá desvincular o tema das cotas do resto da reforma.

Alguns elementos desta reforma do FMI aprovada em 2010 mexem com o estatuto do Fundo, e por isso requerem ratificação dos legislativos nacionais de seus países membros. Porém, sem o sinal verde do Congresso dos Estados Unidos, onde a questão está parada há quatro anos, as mudanças se tornam inviáveis.

Mantega defenderá que essa desvinculação "é legalmente factível e nos permitiria avançar independente do que acontece no Congresso americano".

Paralisia

terça-feira, 8 de abril de 2014

A Mercedes que Manda

A superioridade dos carros equipados com motores Mercedes neste começo de temporada da Fórmula 1 é, de fato, esmagadora. Parece que os motores tem uma quantidade de potência muito maior do que os demais, tal a vantagem que apresentam.

De fato, as equipes Mercedes, Mclarem, Williams e Force Índia, todas empurradas pelo mesmo motor Mercedes estão sobrando nas corridas - a própria Mercedes por excelência. Mas, segundo os "espiões"das outras equipes e da imprensa especializada, não se trata meramente de uma questão de potência. É uma solução na arquitetura dos componentes.

Assim, a tendência é que esta superioridade se prolongue ainda por um bom tempo, já que as vantagens são fundamentalmente estruturais, e não apenas na construção do bloco do motor em si.

O vídeo abaixo dá uma ideia do que foi a solução encontrada pela Mercedes.



Para entender melhor é necessário um pouco de conhecimento sobre motores turbos e seu funcionamento.