Pesquisar

segunda-feira, 7 de março de 2016

A Jararaca não morreu. Ela vai viver?

"Se tentaram matar a jararaca, não bateram na cabeça, bateram no rabo. A jararaca tá viva, como sempre esteve"

Esta frase emblemática do Presidente Lula vai para a História.



Aliás, é isto o que estamos vivendo neste momento: a História sendo escrita. Daqui a muitas e muitas décadas os relatos deste momento ocuparão parte das páginas mais importantes dos livros de História.

O desfecho da operação Lava-Jato pareceu ter sido finalmente alcançado na sexta-feira, dia 04 de Março de 2016. A imagem da Polícia Federal e de procuradores de Justiça cercando  o Presidente de todas as maneiras foi muito forte. Residência, Instituto, e nem mesmo um depósito foram poupados.

Por um bom tempo pareceu que o objetivo - sim, ninguém que tenha qualquer senso crítico ainda duvida do verdadeiro objetivo da Operação Lava-Jato, que é devolver o poder ao grupo que não o conquista pelo voto desde o século passado - estava alcançado. Excluído Lula do jogo de Xadrez, é só deixar Dilma continuar a sangrar até o desfecho final.

Mas não aconteceu.

Lula voltou à mídia, no final da tarde, e com baterias renovadas. Exultou a si mesmo e à militância. Todos à Luta! Não mataram a Jararaca!

Mas não é tão simples. O que pode ser interpretado como a reação e a "volta por cima", também pode ser visto como os estertores de um moribundo agonizante.


Não se deve subestimar as forças que estão por trás do movimento contra Lula. O Juiz Moro já deu seguidas demonstrações de que não é ingênuo ou estúpido. Seus movimentos são calculados e precisos. Parece pouco verossímil que tenha dado este golpe sem os devidos cuidados. Não se pode desprezar o fato de que as acusações e condenações (diferente de prisões preventivas e temporárias) que ele promoveu são profundamente alicerçadas em Provas e no Direito. O problema não é com o que Moro fez. É com o que ele insiste em não fazer.

Lula pode conseguir grande apoio popular e fazer o povo perceber a evidente tentativa que está em curso. Pode voltar nos ombros do povo que ouviu a sua convocação e partiu para a Guerra.

Mas o apoio pode se restringir à militância. E pode desaparecer rapidamente se alguma prova contundente aparecer para desmontar o Mito Lula. Aí tudo estará deitado por terra.

Lula tem razão quando diz que a jararaca não morreu. Que bateram no rabo, e que ela está viva.Sim, a Jararaca está viva, e está ferida.

Mas pode estar ferida de morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui