Pesquisar

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Charge

A PEC 241 e a volta ao passado.

Latuff. Como sempre, genial.


quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Porque a PEC 241 é péssima para todos nós.

Tornamo-nos o país do Fla-Flu. Ou do Ba-Vi.

Aqui, se não torcemos por um lado, então necessariamente torcemos pelo outro. Obviamente, não é necessário que eu desenvolva um único milímetro de raciocínio para que percebamos que esta lógica é totalmente desprovida de fundamento.

Mas é assim que as coisas estão. Se não está com o governo, está com a oposição. Se não está com o PT, está com o governo golpista. Se não apoia o governo, está querendo a volta do PT.

Será mesmo que não há mais do que duas cores neste matiz?

Então, venho provocar os estudantes, os “meus” estudantes, de Ciência da Computação, a uma reflexão sobre a PEC 241, a famosa “PEC do Fim do Mundo”, ou “PEC da Salvação do Brasil”, a depender de que lado do Ba-Vi você está.

A PEC prevê que, por “necessidades especiais da Economia”, será necessário congelar os gastos públicos por 20 anos.

sábado, 8 de outubro de 2016

PEC 241: licença para Matar o Estado


A PEC do congelamento está sendo "defendida" com o argumento do controle de gastos públicos, e que isto será bom para todo mundo.

Mas é uma falácia.



Claro que é bom haver controle dos gastos. O problema é encerrar a discussão nesta afirmação truísta.

Experimentaremos, nos próximos anos (talvez a partir de 2018) uma forte recuperação da economia. Os indícios apontam isso, e é o que costuma acontecer com países que enfrentam recessão: suas economias disparam em seguida.

O PIB e a arrecadação aumentarão muito. E muito acima da inflação. Serão alguns anos como os do governo Lula e o primeiro governo Dilma.

Então, tolamente, quando esses dias chegarem, desejaremos mais hospitais, mais investimentos sociais, mais escolas, melhoria nos programas sociais, etc.

Mas a PEC estará lá, tornando Lei a eterna má vontade de nossos governos: não usarão a arrecadação mais generosa para melhorar a vida das pessoas e ainda usarão a desculpa da Lei para isto.
Terão, literalmente, Licença para Matar o Estado.